#02 Frugalidade aplicada – Anote todos os seus gastos, sempre!

É uma dica muito batida. Qualquer texto sobre educação financeira vai dizer que você precisa anotar todos os seus ganhos e gastos. E isso não é à toa (acabei de descobrir como se escreve “atoa”). É o primeiro passo para entender e controlar os seus gastos, para descobrir o que você pode cortar para aumentar a sua porcentagem de renda salva.

Anote tudo

Na teoria não tem muito mistério, se você vai usar um caderno, uma planilha ou um aplicativo não importa. O importante é sempre anotar todos os seus gastos. Quando você tem todos os seus gastos anotados e centralizados em um só lugar, você consegue ter uma visão melhor de como os pequenos gastos influenciam no final do mês, de como gastamos muito sem perceber. Acabamos refletindo diariamente durante estes momentos de anotação. O que é uma das coisas mais importantes para quem não é naturalmente um poupador. Sempre se lembre que precisa poupar, que precisa evitar gastos desnecessários.

Eu fiz isso por um ano e consegui reduzir drasticamente o meu gasto com coisas supérfluas, foi ótimo! O problema é que quando parei de anotar, aos poucos fui voltando com os antigos hábitos e as reduções de gasto foram todas perdidas. Justamente porque não tinha mais este momento diário de reflexão sobre meus gastos.

Compare e ajuste

No final do primeiro mês, pegue suas anotações e procure tudo que você gastou sem pensar, tudo que comprou por impulso, veja o que pode ser cortado. Tente aplicar no segundo mês, e ao final deste, compare com o primeiro. Veja se seu desempenho melhorou, se não, se esforce mais. Procure em todos os tipos de gastos. Comida, bebida, lazer, internet, TV, celular, animais de estimação, hobbys, roupas… Faça as contas e veja quanto dinheiro poderia ter evitado que fosse jogado fora embora. Depois disso só te resta um caminho, aumentar aquela sagrada porcentagem que você já está salvando todo mês e assim dar mais um passo em direção a vida frugal!

É chato, mas vale a pena

No começo vai parecer chato e complicado lembrar de anotar tudo, de mexer diariamente com uma planilha, mas aos poucos você vai encontrar o melhor horário para isso e vai acabar entrando na sua rotina. Seja no seu horário de almoço, seja ficando 10 minutos a mais no trabalho ou naqueles 10 minutos antes de dormir. Existe um período no seu dia que você precisa separar para isso, afinal, são estes minutos que farão diferença no seu futuro de sucesso frugal (;

Você pode gostar...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *