#01 App Frugal

Jovens frugais! Quero dedicar esta seção do blog para indicar aplicativos, sites, sistemas e tecnologias que ajudarão no dia-a-dia frugal de vocês!

Neste outro post, comentei que iria para o Lollapaloza 2016, mesmo se tratando de uma viagem cara e uma escolha “nada frugal”. Pois é, foi tudo muito melhor do que eu podia esperar! O festival foi sensacional!

A princípio, a única escolha frugal que ainda me restava, seria consumir o mínimo possível, evitando excessos. Gasolina e ingressos eram inevitáveis, e a hospedagem já havia conseguido gratuita na casa de amigos. Porém, me foi apresentado o Bla Bla Car. Um site onde as pessoas podem conseguir caronas e “caroneiros”. Isto mudou completamente o panorama da viagem! Consegui encher o carro com quatro “caroneiros” na ida e três na volta, me rendendo recursos suficientes para pagar todos os gastos de pedágio e combustível, sobrando ainda um valor para ajudar no que já havia pago pelo ingresso.

A interface do sistema é muito simples, e a ideia é que você como condutor cadastre o máximo de detalhes possíveis da sua viagem. Origem, destino, data de partida, data de retorno, horários, bairro, flexibilidade e o mais importante, quanto você irá cobrar por cada passageiro. A partir dai é esperar que os interessados apareçam e combinar os detalhes.

Como não sabia quantos caroneiros apareceriam, defini o preço baseado na média cobrada por outras pessoas para viagens Belo Horizonte x São Paulo. O que deu mais ou menos a gasolina dividida por dois. Ou seja, apenas dois caroneiros já pagariam o trecho.

Muita gente pode imaginar que existe muito risco em dar caronas para pessoas desconhecidas. Existe, claro! Mas pensando nisso o site fez com que seja obrigatória a conexão com o Facebook e criou um sistema de avaliação de condutores e passageiros. Quanto mais informações e avaliações a pessoa tiver no site, mais pontos ela recebe. Para saber mais informações o próprio site tem uma página bem explicativa.

No meu caso, nada a reclamar. Na ida todos os passageiros moravam perto e pude buscar todos em casa. Na volta, combinei de me encontrarem em um horário específico e não tive nenhum problema! Além do retorno financeiro, as pessoas que estão dispostas a pegar carona costumam ser super tranquilas e boas de papo, o que torna a viagem ainda mais agradável.

Pretendo repetir a experiência. Além de possibilitar um extra $$, este sistema viabiliza viagens mais frequentes. Inclusive a lazer!

Você pode gostar...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *